Todo mundo tem preconceito.

620gord1

Hoje é dia de desabafo, senta que lá vem textão, e isso não é algo ruim não, precisamos falar de gordofobia não é mesmo?

Todo mundo tem preconceito, essa frase que generaliza todas as pessoas pode parecer meio forte, mas não é, eu sei o que estou falando. Eu poderia citar aqui milhares de tipos de preconceitos, mas vamos focar no nosso objetivo aqui, que é preconceito contra gordos = gordofobia.

Uma hora ou outra você vai passar por alguma situação constrangedora em que algum preconceituoso vai te colocar (infelizmente), e provavelmente já deve ter passado várias vezes.

As pessoas se acham donas da verdade e querem opinar na vida e saúde das outras pessoas, isso é fato, ninguém quer só viver sua vida do seu jeito e deixar os outros em paz, querem sempre que as outras pessoas sejam parecidas e tomem os mesmos rumos, como se isso fosse a única opção certa da vida.

Vamos aos fatos e historinhas.

Há 2 anos atrás meu irmão e minha amiga fizeram cirurgia bariátrica no mesmo mês, praticamente ao mesmo tempo, então euzinha fui bombardeada com a seguinte pergunta em todo lugar que eu passava: e você não vai fazer também? Pra eles não interessava o que os motivou a fazer a cirurgia, se eles estavam se sentindo bem, se tudo estava nos conformes, se eles estavam saudáveis, felizes, só interessavam saber se eu ia fazer também, mesmo que eu continue batendo na tecla que não quero e não vou fazer. E vivem me perguntando isso até hoje, e continuo ouvindo piadinhas sobre o assunto.

Cada um sabe da sua vida, mas as pessoas são cruéis, elas gostam de xeretar a vida dos outros, gostam de especular, gostam de dar palpite a todo momento, e fingem que estão preocupadas apenas com sua saúde, aham sei.

Eu não julgo ninguém, se uma pessoa aceita seu corpo gordo e é feliz assim que bom pra ela, se a outra acha que o único jeito dela ser feliz é emagrecendo vai lá e emagrece, se eu sou saudável como sou que bom pra mim e assim por diante, cada um sabe da sua vida e do seu corpo e ninguém deveria dar palpite com relação a isso né. Mas infelizmente não é assim.

A gente que está sempre tentando empoderar as pessoas gordas, tentando ajudar na autoestima, no aumento do amor próprio, a gente também não é de ferro, a gente convive com preconceituosos sim, que no fundo só querem ser cruéis a qualquer custo. Todos os dias eu ouço piadas ali ou acolá, muitas vezes elas vem de pessoas que amamos, e nos magoam profundamente, é triste perceber que todo mundo tem preconceito.

Mas a gente segue na luta né, nada como um dia após o outro, uma dose de amor, amizade, carinho e autoestima, com isso vamos desconstruindo essa imagem que ser gordo é ruim, que todo gordo é preguiçoso, nojento e doente, vamos nos livrando do peso das amizades que nos colocam pra baixo.

E vocês, o que me dizem sobre o assunto? Que tipo de preconceito você já sofreu ou sofre ainda?

Vamos falar de gordofobia?

Até o próximo, beijos

Você também pode gostar do conteúdo abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *